Google Duo

Google Duo se torna app mais popular em aparelhos Android nos EUA

Google Duo se torna app mais popular em aparelhos Android nos EUA

Aplicativo passou Messenger e ‘Pokémon Go’ na lista do Google Play.
Ferramenta de chamada de vídeos foi lançada nesta terça-feira (16).

 

O Google Duo, aplicativo de chamadas de vídeo, se tornou o app gratuito para aparelhos Android mais popular nos Estados Unidos. Lançado na última terça-feira (16), ele aparece na frente de Messenger, do Facebook, e do jogo fenômeno “Pokémon Go” na lista da loja de aplicativos do sistema operacional, a Google Play.

O aplicativo foi lançado pelo Google na última terça para para competir com outros aplicativos de videochamadas já consolidados no mercado, como o Skype, da Microsoft, e o FaceTime, da Apple.

A qualidade das chamadas no aplicativo é ajustável às condições de conexão do usuário, segundo a companhia. Quando o consumo de banda é limitado, por exemplo, o Duo reduz a resolução para evitar que a chamada seja interrompida. Tecnologia similar é usada em serviços como YouTube e Netflix.

O Allo é um app de comunicação instantânea em texto que é integrado ao assistente pessoal do Google. Desta forma, de acordo com o contexto de cada conversa, o Allo sugere buscas no Google ou ações a serem feitas, como a reserva de uma mesa em um restaurante se a pessoa estiver combinando um jantar com um amigo, por exemplo. O assistente aparece dentro da janela de bate-papo como se fosse uma terceira pessoa, apresentando suas sugestões de ações.

Além disso, o Allo aprende as preferências de cada usuário e faz sugestões de respostas automáticas para agilizar a conversa. Ele consegue ainda reconhecer objetos e pessoas nas imagens trocadas dentro do chat e sugerir comentários contextualizados. No exemplo apresentado pela companhia, um amigo manda a foto do filho pequeno segurando uma margarida e o assistente do Allo sugere duas respostas automáticas: “Que fofo!” ou “Adoro margaridas!”. O Google incluiu no aplicativo o modo “incognito”, o mesmo existente no Chrome: quando ativado, a conversa passa a ser criptografada e as notificações se tornam mais discretas.

O Duo, por sua vez, é um aplicativo para a realização de chamadas em vídeo entre duas pessoas. Sua grande inovação é a ferramenta batizada como “knock knock” que consiste em mostrar ao vivo a imagem de quem está chamando antes de o destinatário atender. É uma pré-visualização em tempo real de quem liga, o que facilita a decisão de atender ou não. O app transmite em HD com até 720p, mas ajusta a resolução de acordo com a velocidade de conexão. Também realiza automaticamente a transição entre as redes móvel e Wi-Fi, sem derrubar a chamada. Todas as ligações são criptografadas.

Cabe destacar que os dois aplicativos usam como identificação o número telefônico do usuário, não uma conta de Gmail. Isso permite a comunicação com qualquer pessoa em sua agenda de contatos.

Mais informações estão disponíveis no blog oficial do Google.

Análise

Ao que parece, o Google vai praticamente matar o Hangouts, que nunca decolou como comunicador instantâneo. Se não for descontinuado, vai ficar no ostracismo.

Enquanto concorrentes como WhatsApp e Facebook Messenger procuram botar todas as formas de comunicação dentro de um único app (mensagens de texto, chamadas de voz, conversas em grupo, chamada de vídeo etc), o Google optou por segmentar em pelo menos três: Allo para bate-papo em texto; Duo para chamadas em vídeo um para um; e Spaces (anunciado dois dias atrás) para conversas e compartilhamentos em grupo.

Mas a grande mudança de estratégia por trás desses novos apps por parte do Google está na decisão de trabalhar com o número telefônico como fator de identificação em vez do Gmail. É algo mais pessoal que a conta de email, além de mais confiável, pois requer um cadastro mais rigoroso que a abertura de um correio eletrônico.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.